Veja os melhores lugares para se andar de bike no Brasil
Meio de transporte ecológico, a bicicleta ajuda a relaxar e fazer
esporte de maneira divertida e está ganhando cada vez mais o coração dos
brasileiros, seja para se locomover no dia a dia ou nos momentos de
lazer. Confira esta seleção do Blog Som da Onda
com os melhores lugares para pedalar no Brasil.
O Rio de Janeiro é uma cidade que convive com o espírito atlético.
Afinal, nada de mais saudável do que correr e pedalar pelo calçadão de
Ipanema ou Copacabana ou em volta da lagoa Rodrigo de Freitas, com vista
para as belezas da Cidade Maravilhosa. O Rio tem mais de 140 km de
ciclovias, além de belas áreas naturais para trilhas e mountain-bike
como a Floresta da Tijuca.
Estrada Real, MG/RJ
A Estrada Real sai de Diamantina em Minas Gerais e chega até Paraty, no Rio de Janeiro, num trajeto de mais de 1.600 km, passando por cidades históricas, com diferentes tipos de trajetos e níveis de dificuldade. O Caminho Velho, entre Ouro Preto e Paraty, tem uma extensão de 680 km e passa por 38 cidades e muita natureza. A rota entre Mariana e Ouro preto, com apenas 11 km, pode ser feita por ciclistas de todas as idades.
Vale dos Vinhedos, RS
Responsável pela produção 90% dos vinhos brasileiros o Vale dos Vinhedos é um triângulo da formado pelos municípios de bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A beleza das paisagens da Serra Gaúcha é o cenário ideal para passeios de bicicleta em meio aos vinhedos, parando para degustar os vinhos e pratos da região.
No norte de Santa Catarina, o Circuito da Região do Vale Europeu foi o primeiro circuito criado especialmente para a prática do cicloturismo. A 30 km de Blumenau, o circuito parte da cidade de Timbó e volta à mesma cidade fazendo um percurso de 300 km e passando por belíssimas paisagens e uma natureza preservada com áreas de mata Atlântica, cachoeiras e riachos e cidades como Enxaimel, colônia alemã produtora de ótimos vinhos e queijos.
Chapada Diamantina, BA
O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem algumas das paisagens mais bonitas do Brasil e é um ótimo lugar para se conhecer de bicicleta. Os ciclistas podem combinar o esporte com passeios por centenas de cachoeiras, grutas, morros e rios nesta região baiana a 400 km de Salvador.
Costa do Descobrimento, BA
Quando os portugueses descobriram o Brasil se depararam com um belíssimo litoral, conhecido atualmente como Costa do Descobrimento. Hoje, é a vez dos ciclistas explorarem esta região da Bahia na Rota do Descobrimento, que vai de Prado a Santa Cruz Cabrália, conhecendo praias, vilas e falésias em meio a incríveis paisagens em destinos como Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Campos do Jordão, SP
A 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é um destino perfeito para dar uma escapada de final de semana e curtir a natureza. E nada melhor para se divertir em família do que pedalar no Horto Forestal, magnífica reserva natural próxima a Campos, com muitas trilhas e caminhos a serem percorridos de bicicleta.
Circuito das Araucárias, SC
O Circuito das Araucárias foi criado especialmente para cicloturismo, com 250 km de estradas de terra que começam na cidade de São Bento do Sul. Os caminhos estão bem sinalizados, e oferecem belezas naturais com um grande número de araucárias e atrações como a Rota das Cachoeiras, numa sequência de 14 quedas alinhadas ao longo de um rio. A rota foi dividida em oito trechos com distâncias que vão de 15 a 60 km.
Estrada Salesópolis-Caraguatatuba, SP
Conhecida como Estrada da Petrobrás, por servir como acesso para veículos de manutenção do oleoduto que liga o porto de São Sebastião a diferentes refinarias, a Salesópolis-Caraguatatuba tem 75 km de percurso numa estrada de terra. Com numerosas subidas íngremes, a rota garante muitos desafios e aventuras em meio a muitas belezas naturais com uma abundante vegetação.
Curitiba, PR
Com 120 km de ciclovias para menos de dois milhões de habitantes, Curitiba é apontada como a melhor capital brasileira para quem gosta de pedalar. Usada no dia a dia pelos habitantes, a bicicleta substitui muitas vezes o transporte público e o carro, ajudando a melhorar o trânsito da cidade.
Fonte: Andrés Bruzzone Comunicação
Andrés Bruzzone Comunicação
compartilhe
O percurso é formado por single tracks e estradas de terra pouco movimentadas, sendo mesmo ideal para quem procura isolamento e sossego. O circuito oferece dificuldade moderada, com estradas de terra e cascalho e alguns pontos com raízes expostas, rochas, valas e pequenos riachos que precisam ser atravessados. Por isso, pode ser feita por iniciantes, ainda que seja mais indicada para quem possui alguma experiência em trilhas e mountain bike.
Trilha Borbolight (MG)
Menos famosa que as outras da lista, porém muito bem classificada em um ranking feito pelos próprios ciclistas, essa trilha tem trajeto circular e 38 km, partindo da pequena cidade de Rio Acima e passando por cachoeiras e pela Serra da Gandarela.
O percurso é formado por single tracks e estradas de terra pouco movimentadas, sendo mesmo ideal para quem procura isolamento e sossego. O circuito oferece dificuldade moderada, com estradas de terra e cascalho e alguns pontos com raízes expostas, rochas, valas e pequenos riachos que precisam ser atravessados. Por isso, pode ser feita por iniciantes, ainda que seja mais indicada para quem possui alguma experiência em trilhas e mountain bike.
Nenhum comentário:
Postar um comentário