Durante todo este período o INXS conseguiu se tornar a maior banda do rock australiano, graças a sua excessiva preocupação com a produção de cada álbum, turnês minuciosamente programadas e um estilo que vai do pop, rock, interage com o dance e o funk.
De fato, Hutchence foi o que podemos chamar de símbolo sexual. Seu visual, seus movimentos em palco e o seu jeito rebelde o tornaram um astro do rock, levando consigo o INXS ao estrelato mundial.
Crescido e criado em lugares como Hong Kong, Califórnia e Sydney, Hutchence possuía todos os dotes necessários para se tornar um rock star. Incluindo seus vários escândalos, como aquele em que ele e Paula Yates foram o centro das acusações no envolvimento de drogas e pornografia, seguido de diversas batalhas judiciais com o marido de Paula Yates, Bob Geldof.
16 de agosto de 1977. Foi neste dia que Andrew Farriss, Michael Hutchence, Tim Farriss, Jon Farriss, Garry Gary Beers e Kirk Pengilly formaram a banda The Farriss Brothers, em Sydney – Austrália.
Passados 20 anos a formação continuou a mesma e a data se tornou histórica. Será facilmente lembrada – pois foi no mesmo dia, mês e ano que Elvis Presley morreu.
Tudo começou quando os irmãos Farriss e o resto do grupo se mudaram para Perth (Western Austrália), localizada a 3.300 km de Sydney, em 1978. Por lá se apresentaram no circuito pub da cidade e também em pequenas cidades vizinhas, escreveram algumas letras e depois de um ano retornaram para Sydney, agora sob um novo nome – INXS.
Em 1980 a banda se ligou ao manager Chris Murphy. Nesta época a gravadora independente Deluxe resolveu apostar nos caras e lançou o primeiro single “Simple Simon”/”We are the Vegetables” (maio de 1980), seguido pelo primeiro álbum “INXS” (outubro de 1980) e também pelo single “Just Keep Walking”/”Scratch” lançado em setembro do mesmo ano.
Estes primeiros registros mostraram uma certa sonoridade new wave/ska-pop, estilo que não definiu exatamente a cara que a banda estava procurando. Naturalmente estas gravações venderam pouco, apenas a música “Just Keep Walking” conseguiu uma certa notoriedade, chegando a 38ª posição na parada nacional. Mas foi através de suas apresentações durante o ano de 1981, uma média de 300 shows ao redor do país, que eles se tornaram conhecidos e subseqüentemente seus álbuns começaram a vender.
Em outubro daquele ano saiu o segundo álbum, “Underneath the Colours”,
INXS então assinou um contrato com a WEA. Com este acordo a gravadora Deluxe, juntamente com a WEA, lançaram uma coletânea chamada “INXSive”, colocando em apenas um CD todas as músicas até então lançadas pela banda, incluindo B-sides dos singles.
Em outubro de 1982 foi lançado “Shabooh Shoobah”, o primeiro álbum
Deste
álbum originou-se ainda 4 singles: “The One Thing”/“Space
Shuttle”, “Don't Change”/“Go West”, “To Look at You” e
o EP: “Black and White”. “Shabooh
Shoobah” foi também o primeiro álbum do INXS a ser lançado no
exterior. Nos EUA foi lançado pela Atlantic/ATCO e na Inglaterra
pela Mercury.
Em 1983 o INXS passou boa parte de seu tempo excursionando pelos EUA, abrindo shows para bandas como The Kinks e Adam Ant. Já pelo lado da Inglaterra as coisas não iam tão bem. Segundo a imprensa britânica o INXS não passava de uma banda de rock da MTV – sem imaginação e sem criatividade alguma.
Em 1983 o INXS passou boa parte de seu tempo excursionando pelos EUA, abrindo shows para bandas como The Kinks e Adam Ant. Já pelo lado da Inglaterra as coisas não iam tão bem. Segundo a imprensa britânica o INXS não passava de uma banda de rock da MTV – sem imaginação e sem criatividade alguma.
Enquanto isso, na cidade de Nova York, a banda dava entrada nos estúdios da Power Station, juntamente com Nile Rogers para gravar “The Original Sin”. Foi com essa música que a fascinação da banda pelos ritmos rock, funk e dance se concretizaram. The Original Sin ficou com a primeira posição nas paradas australianas em janeiro de 1984, se tornando a primeira música da banda a conseguir tal feito. Mais tarde a banda cedeu a música para o álbum/coletânea “Burning Bridges”, lançado pela CBS em 1989.
O próximo álbum da banda foi “The Swing”, produzido por Nick Launay. Quando lançado foi direto para o topo das paradas em abril de 1984, onde permaneceu por mais de 1 (um) ano. “The Swing” foi extremamente bem recebido no circuito internacional. Seguindo o lançamento mais três singles foram lançados na Austrália, “I Send a Message”/“Mechanical”, “Burn for You”/“Johnson's Aeroplane” e “Dancing on the Jetty”/“The Harbour”.
Um vinil - (12 polegadas na época), também foi lançada como material promocional de “The Swing”. O vinil chamado “The Dekadance”, foi lançado em março de 1985 e acabou se tornando uma das maiores raridades do INXS já lançado até os dias de hoje.
Ainda em 1985, na cerimônia de premiação da Countdown Awards, o INXS faturou sete prêmios.
O próximo álbum da banda “Listen Like Thieves”, foi lançado em agosto de 1985, atingindo o topo das paradas. O álbum originou 4 singles. Produzido por Chris Thomas (Sex Pistols, Pretenders, Roxy Music), “Listen Like Thieves” foi o álbum mais pesado que o INXS havia lançado. Facilmente o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo e chegou a ficar na 11ª posição nos EUA e 48ª na Inglaterra. Já a música “What You Need”, presente no álbum, se tornou a primeira música da banda a atingir o TOP 5 nos EUA.
O sucesso do INXS foi tanto que a própria banda não acreditava que seriam capazes de esgotar os ingressos para o show que fizeram no famoso Albert Hall, em Londres, além de dois concertos onde foram a banda de abertura para ninguém menos do que a banda Queen, no Wembley Stadium.
No final deste mesmo ano o INXS entrou em estúdio para gravar o velho clássico “Good Times”/“Laying Down the Law”, da banda Easybeats, juntamente com o velho roqueiro Jimmy Barnes. Foi com o próprio Barnes que o INXS dividiu os palcos nas turnês em 1987. “Good Times” ficou com a 47ª posição nas paradas nos EUA e mais tarde acabou sendo incluída na trilha do filme “The Lost Boys”.
Hutchence foi o primeiro membro do INXS a arriscar uma carreira solo. Sua primeira tentativa foi um single com as músicas “Rooms for the Memory”, da banda Whirlywirld e “Golfcourse”. Estas duas músicas fizeram parte da trilha sonora do filme “Dogs in Space”, de Richard Lowenstein. “Dogs in Space” se passa no underground da cidade de Melbourne, onde Hutchence teve uma pequena participação no filme onde desempenha o papel de líder da banda Dogs in Space.
O próximo álbum da banda foi “Kick”, lançado em novembro de 1987 (novamente com o produtor Thomas), mostrou uma sonoridade mais dance. Um mix de hard rock do último álbum com levadas groove. Quando lançado ficou com a 2ª posição nas paradas australianas. Na Inglaterra chegou a ficar na 9ª posição e nos EUA em 3º.
Segundo os responsáveis pela lista dos álbuns mais vendidos em toda a Austrália, “Kick”, foi o 2º entre os mais vendidos naquele ano. No resto do mundo “Kick” chegou a vender na época 9 milhões de cópias.
Ainda em 1988, o INXS faturou o prêmio de melhor grupo australiano recebido das mãos da Australian Record Industry Association (ARIA).
O primeiro single do álbum “Kick” foi “Need You Tonight”/“I'm Coming (Home)”, 3ª posição na Austrália no final de 1987, e 1ª em janeiro de 1988 nos EUA. Quando “Need You Tonight” foi lançado na Inglaterra chegou apenas na 58ª posição.
O oitavo álbum da banda foi “X”, lançado em outubro de 1990, e que
a partir deste álbum o romance entre Hutchence e a também cantora australiana Kylie Minogue, se tornaram o assunto da época. Com esta super exposição na mídia, o INXS despertou todo um interesse de uma nova geração pela banda, conquistando ali uma nova legião de fãs.
Hutchence mais tarde declarou que seu passatempo favorito era “sacanear Kylie”.
O próximo álbum da banda foi o ao vivo “Live Baby Live”, um registro das gravações de um concerto que a banda fez no estádio Wembley, na Inglaterra, para 74 mil fans em julho de 1991. Este álbum contém também uma música de estúdio, “Shining Star”, música que por apenas uma semana fez parte da famosa lista da Billboard.
Falando em Inglaterra, a banda recebeu os prêmios da BRIT - Melhor grupo internacional (Best International Group) e melhor Artista Internacional para Hutchence em 1991.
A banda juntamente com Gary Grant e Mark Pope, ajudaram na organização do “Concert for Life”, evento realizado no Centennial Park em Sydney, e que atraiu 65 mil fãs no dia 28 de março de 1992. Com este concerto eles arrecadaram 600 mil dólares australianos, revertidos para o Vicent Hospital.
Em agosto de 1992 Mark Opitz produziu “Welcome to Whatever You Are”, álbum repleto de novas experiências feitas em estúdio. Na Austrália o álbum ficou com a 2ª posição, na Inglaterra foi melhor, topo das paradas (Top Spot).
Vendeu
em todo o mundo mais de 2 milhões e meio de álbuns e ainda originou
5 singles: “Heaven Sent”/“It Ain't Easy”, “Not Enough
Time”/“Deepest Red”, “Baby Don't Cry”/“Baby Don't Cry
Part 2”, “Taste It”/“Light the Planet” e “Beautiful
Girl”/“In My Livingroom”.
Um ano depois o INXS lançou mais um álbum “Full Moon, Dirty Hearts” (1993). Neste álbum os membros da banda mostraram suas raízes fincadas no pub-rock.
O
primeiro single foi o hard-rock “The Gift”/“Need You Tonight”,
seguido por “Please (You Got That)”(participação de Ray
Charles)/“Born To Be Wild” e “Time”/“Communication”
(Live). O
cover de “Born To Be Wild” da banda Steppenwolf, fez parte também
da trilha Sonora do filme “Reckless Kelly” – Séries
Yahoo.
INXS – The Greatest Hits, álbum lançado em
1994, trouxe todos os grandes clássicos da banda e um novo som –
“The Strangest Party (These are the Times)”. O interessante é
que todos os álbuns do INXS até então lançados sempre tiveram
resultados expressivos nos EUA, mas com “The Greatest Hits” não
aconteceu o mesmo.
O motivo foi o Grunge - movimento surgido nos EUA e que teve seu boom no ano de 1994 com bandas como Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam, Alice in Chains e muitas outras.
No entanto Hutchence não se abalou, se manteve ocupado dando sua contribuição em trilhas sonoras e alguns tributos. Entre alguns destes novos projetos estavam “Under My Thumb”, música sinfônica dos Rolling Stones onde Hutchence emprestou sua voz; “Baby Let’s Play House” para o álbum tributo “It’s Now or Never” de Elvis Presley; um cover de Iggy Pop “The Passanger” para a trilha do filme “Batman Forever”; e uma versão de “Spill the Wine” de Eric Burdon, para a trilha do filme “Barb Wire”.
Em 1996 o INXS se desligou de seu manager Chris Murphy, empresário que os acompanhou por muitos anos, e também deixou a Atlantic/ATCO para um contrato lucrativo com a Mercury dos EUA.
Em março de 1997 foi lançado um novo álbum depois de três anos afastados dos estúdios. O álbum “Elegantly Wasted” chegou em uma época em que bandas como Savage Garden, Silverchair e Human Nature dominavam as paradas. Com altas e baixas nas paradas, o álbum não foi um grande sucesso, vendeu em todo o mundo um pouco mais de 1 milhão de cópias.
Depois de uma pequena turnê mundial promovendo o álbum, eles retornaram para Austrália em novembro de 97, para comemorar o 20º aniversário da banda e também para fazer uma turnê comemorativa em todo o território australiano. E foi neste mesmo mês que Michael Hutchence foi encontrado morto no Ritz-Carlton Hotel em Double Bay – Sydney. Segundo as investigações, Hutchence se suicidou por enforcamento, mas alguns acreditam que foi um acidente, pois Hutchence seria incapaz de tirar sua própria vida.
Em junho de 1999, os membros remanescentes do INXS tocaram na abertura oficial dos jogos Olímpicos em Sydney, juntamente com Mike Brady, Wendy Matthews e Men At Work. O vocalista do INXS nesta noite foi o americano Terence Trent D’Arby (famoso cantor da soul music). Tocaram 4 músicas: "New Sensation", "Kick", "Never Tear Us Apart" e "What You Need".
Tim Farriss (guitarrista), montou seu próprio estúdio chamado “Montana”, na cidade de Sydney, onde gravou bandas como Tim Finn, Mental As Anything e Jenny Morris.
Garry Gary Beers (baixista), também montou um estúdio chamado Mangrove Music Studios, localizado em NSW Central Coast, onde bandas e músicos como Leonardo Bride, Silverchair, Yothu Yindi e The Whitlams gravaram. Também tocou baixo no álbum “Love This City”, da banda The Whitlams e ainda montou sua própria banda Mudhead, com Jack Jones (vocal, guitarra; ex-Southern Sons) e Dave Leslie (guitarra; ex-Baby Animals).
Andrew Farriss (tecladista), escreveu algumas letras com a banda Yothu Yindi.
Kirk Pengilly (guitarra e sax), também montou um estúdio; e Jon Farriss tocou bateria no álbum de Jimmy Barnes “Love and Fear”.
Passado algum tempo (quase dois anos depois da morte de Hutchence), o selo V2 percebeu que o interesse tanto pelo vocalista como pela banda INXS ainda era grande, e foi aí que resolveram lançar um álbum solo do vocalista em outubro de 1999. O material contido no álbum – álbum que leva o nome do vocalista - foi compilado de vários restos de gravações até então nunca lançados. O material havia sido gravado juntamente com a banda INXS durante várias fases de sua carreira.
Este álbum solo contou com a produção de Danny Saber (Black Grape, Rolling Stones), Andy Gill (ex-Gang of Four) e Tim Simenon. Algumas músicas presentes no álbum foram “A Straight Line”, “Standing on the Rooftop” e um cover de Iggy Pop “The Passanger”. O álbum vendeu um pouco mais de 35 mil cópias. No mesmo álbum também foi incluída a última música gravada por Michael Hutchence, “Possibilities”. O curioso é que a música foi gravado com o próprio Danny Saber.
O álbum solo “Michael Hutchence”, contou também com alguns convidados especiais como Joe Strummer na música “Let Me Show You” e Bono Vox “Slide Away”.
O motivo foi o Grunge - movimento surgido nos EUA e que teve seu boom no ano de 1994 com bandas como Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam, Alice in Chains e muitas outras.
No entanto Hutchence não se abalou, se manteve ocupado dando sua contribuição em trilhas sonoras e alguns tributos. Entre alguns destes novos projetos estavam “Under My Thumb”, música sinfônica dos Rolling Stones onde Hutchence emprestou sua voz; “Baby Let’s Play House” para o álbum tributo “It’s Now or Never” de Elvis Presley; um cover de Iggy Pop “The Passanger” para a trilha do filme “Batman Forever”; e uma versão de “Spill the Wine” de Eric Burdon, para a trilha do filme “Barb Wire”.
Em 1996 o INXS se desligou de seu manager Chris Murphy, empresário que os acompanhou por muitos anos, e também deixou a Atlantic/ATCO para um contrato lucrativo com a Mercury dos EUA.
Em março de 1997 foi lançado um novo álbum depois de três anos afastados dos estúdios. O álbum “Elegantly Wasted” chegou em uma época em que bandas como Savage Garden, Silverchair e Human Nature dominavam as paradas. Com altas e baixas nas paradas, o álbum não foi um grande sucesso, vendeu em todo o mundo um pouco mais de 1 milhão de cópias.
Depois de uma pequena turnê mundial promovendo o álbum, eles retornaram para Austrália em novembro de 97, para comemorar o 20º aniversário da banda e também para fazer uma turnê comemorativa em todo o território australiano. E foi neste mesmo mês que Michael Hutchence foi encontrado morto no Ritz-Carlton Hotel em Double Bay – Sydney. Segundo as investigações, Hutchence se suicidou por enforcamento, mas alguns acreditam que foi um acidente, pois Hutchence seria incapaz de tirar sua própria vida.
Em junho de 1999, os membros remanescentes do INXS tocaram na abertura oficial dos jogos Olímpicos em Sydney, juntamente com Mike Brady, Wendy Matthews e Men At Work. O vocalista do INXS nesta noite foi o americano Terence Trent D’Arby (famoso cantor da soul music). Tocaram 4 músicas: "New Sensation", "Kick", "Never Tear Us Apart" e "What You Need".
Tim Farriss (guitarrista), montou seu próprio estúdio chamado “Montana”, na cidade de Sydney, onde gravou bandas como Tim Finn, Mental As Anything e Jenny Morris.
Garry Gary Beers (baixista), também montou um estúdio chamado Mangrove Music Studios, localizado em NSW Central Coast, onde bandas e músicos como Leonardo Bride, Silverchair, Yothu Yindi e The Whitlams gravaram. Também tocou baixo no álbum “Love This City”, da banda The Whitlams e ainda montou sua própria banda Mudhead, com Jack Jones (vocal, guitarra; ex-Southern Sons) e Dave Leslie (guitarra; ex-Baby Animals).
Andrew Farriss (tecladista), escreveu algumas letras com a banda Yothu Yindi.
Kirk Pengilly (guitarra e sax), também montou um estúdio; e Jon Farriss tocou bateria no álbum de Jimmy Barnes “Love and Fear”.
Passado algum tempo (quase dois anos depois da morte de Hutchence), o selo V2 percebeu que o interesse tanto pelo vocalista como pela banda INXS ainda era grande, e foi aí que resolveram lançar um álbum solo do vocalista em outubro de 1999. O material contido no álbum – álbum que leva o nome do vocalista - foi compilado de vários restos de gravações até então nunca lançados. O material havia sido gravado juntamente com a banda INXS durante várias fases de sua carreira.
Este álbum solo contou com a produção de Danny Saber (Black Grape, Rolling Stones), Andy Gill (ex-Gang of Four) e Tim Simenon. Algumas músicas presentes no álbum foram “A Straight Line”, “Standing on the Rooftop” e um cover de Iggy Pop “The Passanger”. O álbum vendeu um pouco mais de 35 mil cópias. No mesmo álbum também foi incluída a última música gravada por Michael Hutchence, “Possibilities”. O curioso é que a música foi gravado com o próprio Danny Saber.
O álbum solo “Michael Hutchence”, contou também com alguns convidados especiais como Joe Strummer na música “Let Me Show You” e Bono Vox “Slide Away”.
Durante os meses de abril e maio de 2000, os ex-integrantes do INXS foram convidados especiais nos shows de Tim Rice, turnê que rodou grandes cidades na Austrália. Nesta mesma turnê chamada “Wake Up Call” estavam presentes uma Orquestra, Kate Ceberano, Bachelor Girl, Iva Davies, Anthony Warlow e David Essex.
No final desta turnê o INXS se apresentou no Mercury Lounge (Crown Entertainment Complex), realizado em Melbourne no dia 14 de maio de 2000. Para este show foi recrutado Jon Stevens (vocalista), sujeito que já havia trabalhado com Jon Farriss. Segundo Farriss, Stevens seria o vocalista ideal para substituir Hutchence. A tarefa de Stevens para este concerto seria um duro teste, pois todos os ingressos foram vendidos e uma nova data marcada, desta vez em Sydney (dia 25 de maio), no Metro.
Com o mesmo Stevens, o INXS se apresentou no encerramento dos jogos Olímpicos de Sydney, tocando segundo estimativas para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo - (Público estimado segundo a rede responsável pela transmissão dos jogos).
Durante maio e junho de 2001, a banda decidiu voltar as suas raízes. Programaram uma turnê pela Austrália que começou em Northern Queensland até Northern NSW. Deram o nome “Just for kicks - Tour”, e começaram a tocar em pequenas cidades, como fizeram no início da carreira, só que desta vez com os ingressos esgotados.
Já em agosto de 2001 o INXS foi um pouco mais longe. Pegaram um avião com destino a Europa. Por lá tocaram em festivais na Irlanda, Alemanha, Polônia e Romênia. Esta foi a primeira vez que Jon Stevens (vocal), tocou com a banda fora da Austrália.
No dia 9 de setembro de 2001 (2 dias antes do atentado terrorista em Nova York) a banda tocou no encerramento do festival “Goodwill Games”, na cidade de Brisbane, em um palco flutuante. Dez mil fãs da banda apareceram por lá para assistir da encosta do rio Southbank a performance do INXS. O vocalista novamente foi Jon Stevens, que desta vez dividiu o palco com Vanessa Amorosi, onde tocaram “Good Times”.
Switch é o décimo primeiro álbum de estúdio do INXS, lançado em novembro de 2005.
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