6 de nov. de 2013

Soundgarden





 Soundgarden foi formada em 1984, Seattle, Washington. Composta por Chris Cornell(guitarra e vocal) e Hiro Yamamoto(baixo), que foram mais tarde juntados a Kim Thayil(guitarra). A banda se denominou assim a partir de uma escultura de canos que concentrava o vento, "The Sound Garden", localizada no Magnuson Park em Seattle. Cornell originalmente tocava bateria enquanto cantava, mas a banda trouxe Scott Sundquist para permitir que Cornell se concentrasse nos vocais. As primeiras gravações da banda foram três canções que apareceram na compilação para a C/Z Records chamada Deep Six. Também continha canções de outras bandas do grunge como Green River, Skin Yard e Melvins.
 





  Junto com o Nirvana, Alice in Chains e  Pearl Jam, constituiu um dos principais representantes do movimento grunge, incorporando, no entanto, uma maior variedade musical que as restantes bandas. Tal como Alice Chains, Soundgarden exibe um componente mais pesado, principalmente na primeira metade da sua carreira, sendo muitas vezes considerada uma banda de Heavy metal, o que os diferencia de outras de sua época e origem como Nirvana e Pearl Jam. Soundgarden foi a primeira banda a assinar com uma grande editora, mas só atingiu sucesso comercial no começo dos anos 90, devido à popularização do estilo.

  A partir de 2010, Soundgarden tinha vendido mais de 9 milhões de discos nos EUA, e um número estimado de 21 milhões em todo o mundo. A banda atingiu seu maior sucesso com o álbum de 1994 Superunknown, que estreou na primeira posição da Billboard e gerou os singles vencedores do Grammy, "Black Hole Sun" e "Spoonman". O grupo foi colocado como 14º na lista de 100 Maiores Artistas do Hard Rock, da VH1. Terminaram em 9 de abril de 1997  devido a brigas internas pela direção criativa da banda. Em 31 de dezembro de 2009 o site oficial da banda anunciou a reunião dos integrantes e sua volta, a notícia foi confirmada por Chris Cornell no Twitter, estando já em estúdio para trabalhar no novo álbum.
 Sundquist, casado e com filhos, retirou-se da banda em 1986. Após alguma insistência, Cornell, Thayil e Yamamoto conseguiram convencer Cameron a abandonar a sua banda Skin Yard e foi então que os quatro começaram a gravar o seu primeiro EP Screaming Life em 1987 através da editora Sub-Pop juntamente com um single promocional Hunted Down/Nothing to Say (Uma cópia virgem deste single pode actualmente atingir para cima dos 100$ em alguns mercados). Em 1988, Fopp foi lançado como o segundo EP da banda. Baseando-se em covers de outras bandas como em Swallow my Pride, Fopp não possui a mesma qualidade e versatilidade que o seu antecessor. Ambos os EP foram relançados em 1990 como um único álbum Screaming Life/Fopp através da Sub-Pop. Por volta desta altura a A&M Record mostrou o seu interesse na banda, porém os membros do grupo optaram por permanecer no circuito underground e assinaram pela SST para gravar o seu primeiro álbum Ultramega OK em 1988, o qual mais tarde seria nomeado para um Grammy. A persistência da A&M acabou por se revelar fortuita, e os Soundgarden acabaram por assinar pela editora neste mesmo ano.

   Os Soundgarden começaram a trabalhar no seu segundo álbum, o primeiro sob os auspícios da A&M, Louder than Love em Dezembro de 1988. Imediatamente a seguir ao lançamento do álbum, no Outono de 1989, Yamamoto optou por regressar ao meio académico e abandonou a banda. Deixada numa situação complicada e com um tour já agendado, os Soundgarden começaram a sondar baixistas para substituir Yamamoto. Jason Everman, que as conhecia, preencheu a vaga.



  Ben Shepherd juntou-se ao resto da banda em 1990. A recém-renovada banda lançou o seu single “Room a Thousand Years Wide” e como era de esperar, teve sucesso comercial, dando boas indicações do que estava para vir (cópias em vinil têm sido vendidas recentemente por cifras superiores a 50$). Num tributo a Andrew Wood, Cornell escreveu um punhado de canções e pediu ao seu companheiro de banda Matt Cameron, bem como a Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready e Eddie Vedder (membros dos Pearl Jam) para colaborarem no seu projecto Temple of the Dog. Um álbum com o nome da banda foi lançado em Abril de 1991 através da A&M. "Hunger Strike" e "Say Hello 2 Heaven" surgiram como singles.

  Na Primavera de 91 a banda começou a trabalhar no seu próximo álbum com o produtor Terry Date. Badmotorfinger foi lançado na segunda metade do ano. O álbum expôs a banda a uma ainda maior audiência. Os singles "Rusty Cage" e "Outshined" encontraram grande audiência na MTV e conduziram Badmotorfinger e os Soundgarden ao seu primeiro disco de platina, comemorando a venda de um milhão de cópias. 
  Nos finais de 1991, a banda iniciou um tour com os  Guns n' Roses pelos Estados Unidos e Canadá. Um vídeo filmado nesse mesmo ano durante uma actuação da banda no Paramount Theater em Seattle, acabaria por ser lançado no início de 93.


 Em Outubro de 2006, a revista Guitar World publicou uma lista dos 100 melhores álbuns de guitarra de todos os tempos na qual incluiu o álbum Badmotorfinger na posição nº45.

  As gravações para o novo álbum iniciaram-se no estúdio Bad Animals em Seattle, em Julho de 93, estendendo-se até Setembro do mesmo ano.  O álbum foi mixado por Brendan O'Brien. Lançado em Março de 1994, Superunknown foi o maior sucesso comercial da banda, tendo como singles "Black Hole Sun", "Spoonman" e  "My Wave". O videoclip de Black Hole Sun tornou-se um sucesso na MTV e recebeu o prémio para melhor videoclip de Metal/Hard Rock nos MTV Video Music Awards de 94. As canções de Superunknown capturaram a criatividade dos trabalhos anteriores, enquanto mostram uma abordagem menos pesada da banda, evoluíndo para um novo estilo. As letras do álbum são obscuras e misteriosas, sendo que as letras de muitas músicas estão relacionados com abusos, suicídios e depressão. O crítico musical J.D. Considine da revista Rolling Stone afirmou que a versatilidade patente no álbum Superunknown é largamente superior ao que a maioria das bandas demonstram na sua carreira inteira.
  Soundgarden acabou por arrecadar dois Grammies em 1995. Black Hole Sun recebeu o prémio de melhor actuação Hard Rock e Spoonman recebeu o prêmio de melhor actuação Metal.

  O último álbum da banda foi Down on the Upside, lançado em 1996 e produzido pela própria banda, não atingiu o sucesso comercial de seus antecessores, apesar de críticas positivas e do sucesso de singles como Blow up the Outsidee, Burden in my Handd e Pretty Noosee. Ocorreram várias tensões dentro da banda durante o tour de promoção do álbum.









  No final do tour em Honoluluu em Fevereiro de 97, Shepherd atirou o seu baixo para o ar, frustrado após uma falha de equipamento, saindo do palco. Em 9/04/97 a banda anunciou seu fim. No Outono de mesmo ano, lançaram o seu best-of intitulado de A-Sidess, contendo apenas uma música nova Bleed Togetherr que seria lançada como single.

  Em uma entrevista no começo de agosto de 2007, Cornell mencionou o desejo de Thayil em lançar um box set ou álbum de b-sides de raridades do Soundgarden, apesar de nenhum informação posterior ter sido dada.
  Quanto a uma futura reunião do Soundgarden, Chris Cornell comentou em uma entrevista emoutubro de 2005 que "provavelmente não aconteceria".



   Em entrevistas após sua saída do Audioslave em fevereiro de 2007, Cornell reiterou que os membros do Soundgarden não tinham nenhum interesse em uma reunião, e se aprofundou em em uma entrevista posterior com a NME, onde comentou, "Quando o Soundgarden terminou, minhas discussões com o resto da banda foram 'Nós temos que ter um acordo que nunca mais faremos turnês como Soundgarden — Soundgarden nunca existirá — sem ser uma decisão unânime e que todos que faziam parte da banda estejam na banda.'" Em 24 de março de 2009, Thayil, Cameron, e Shepherd se reuniram com Tad Doyle nos vocais, para tocar "Hunted Down", "Nothing to Say", e "Spoonman" em um concerto solo de Tom Morello no Crocodile Café em Seattle. No livro de 2009, Grunge is Dead: The Oral History of Seattle Rock Music, Thayil, Cameron, e Shepherd discutiram seus pensamentos quanto à possibilidade de uma reunião do Soundgarden. Em 15 de abril do mesmo ano, Cornell afirmou que "não descartaria" uma possível reunião do Soundgarden, adicionando, "Vê-los reunidos recentemente no Youtube? Eu achei que foi incrível... Eu gostaria de ter estado lá".
  Em 2010, a formação clássica do Soundgarden, com Chris Cornell, Matt Cameron, Kim Thayil e Ben Sheperd, se reuniu e lançou um single chamado Black Rain, bem como um álbum com suas melhores composições e um DVD, mas ainda não há nada de concreto sobre um novo álbum. Em 2011, a banda lançou um álbum ao vivo. Em julho de 2011, Cornell disse que a expressão "reunião" não precisa mais ser usada, deixando a entender que o Soundgarden está na ativa por tempo indeterminado.






                                                                                                                                                                                     
  Em 12 de Novembro de 2012 o Soundgarden lançou King Animal, o sexto álbum da banda. Lançado pela Republic Records. Foi produzido pela banda e pelo produtor Adam Kasper. O álbum é o primeiro da banda em 16 anos. Neste mesmo ano Live to Rise fez parte da trilha sonora do filme "Os Vingadores". 
  A canção foi baixada mais de 350.000 vezes, quando estreou na sua primeira semana no iTunes, e é a primeira canção da banda em mais de 15 anos.
  Para 2014 o Soundgarden já foi confirmado para o Festival Lollapalooza, no Autrodomo de Interlagos no mês de Abril.





Nenhum comentário:

Postar um comentário