11 de abr. de 2016

Yothu Yindi





 

  Yothu Yindi, é uma banda formada em 1986, utilizou na formação do seu nome um termo do povo aborígine Australiano Yolngu que significa "filho e mãe", essa expressão serve para descrever as relações entre os clãs aborígines da região australiana de Arnhem, de onde vem o grupo liderado pelo vocalista Mandawuy Yunupingu.
  





 
Os membros da tribo Yolngu vivem no nordeste de Arnhem Land, no território do Norte. Alguns deles vivem em Yirrkala e outros vivem em agrupamentos familiares nas matas da região, são os "Homelands Centres", movimento de retorno dos nativos às matas.

  Com exceção do baixista Stuart Kellaway, que não é aborígine, os integrantes da banda pertencem basicamente aos clãs Gumatj e Rirratjingu que possuem fortes tradições culturais, religiosas e artísticas , devido principalmente ao tardio contato com os europeus (chamado pelos aborígines de "balandas"), ocorrido na década de 30 do século passado.




  Vocais maravilhosos, sonoridade ímpar e ainda a mescla da cultura do povo nativo australiano; mas não como se fossem apenas primitivos e objetos de curiosidade daqueles que vivem no chamado mundo civilizado, ao contrário eles uniram o tradicional ao moderno e deu no que deu.
  
Resultado de imagem para yothu yindi homeland movement  Começaram a se destacar em 1988, quando participaram de vários shows de protesto durante o bicentenário da Austrália, já que como aborígines, não tinham nada a comemorar devido as varias mazelas que seu povo enfrentava como poluição, roubo de terras e o fim das florestas e das línguas nativas. No mesmo ano partiram para uma turnê por 32 cidade norte-americanas, abrindo para a banda Midnight Oil. Na volta gravaram "Homeland Movement", seu primeiro disco, que possui uma das faixas com o mesmo título do álbum onde se fala sobre o movimento de retorno dos nativos australianos às matas.



 Durante as férias escolares, Yothu Yindi realizou uma turne em Hong Kong e Papua Nova Guiné e percorreu as capitais da Austrália com Neil Young.  Em 1990, com Mandawuy comprometido com seu trabalho inovador na escola,a banda usou as férias escolares para visitar Nova Zelândia com Tracy Chapman e para se apresentar no Festival Europeu de Folk em Glasgow.
 







    O sucesso veio com o segundo disco, "Tribal Voice" que faz uma mescla perfeita de ritmos tribais aborígines e ritmos pops, como rock e reggae. Esse trabalho foi considerado o melhor disco indígena de 1992 e "Treaty", uma de suas faixas, a melhor canção do ano, entre outros prêmios.
   O grupo combina rock e outros ritmos ocidentais contemporâneos e canções do seu repertório tribal. Assim, é possível ouvir nas suas músicas instrumentos aborígines como o percussivo "bilma", composto por pedaços de madeira batidos um no outro, e o "yidaki", longo cilindro de sopro, conhecido também como "didgeridoo"



Resultado de imagem para yothu yindi freedom Entre compromissos de turnê - que viu a banda tocando na Austrália, Japão e Europa - Yothu Yindi gravou seu terceiro álbum "Freedom".









Resultado de imagem para yothu yindi birrkuta – wild honey Em 1995 viu a banda em estúdios na Austrália e no Reino Unido gravar seu quarto álbum, Wild Honey (Birrkuta). Em meio a passeios de Alemanha, Austrália e América do Norte Wild Honey (Birrkuta) foi lançado em 1996, conquistando a critica.






















Resultado de imagem para yothu yindi one blood Em 1997 Yothu Yindi realiza shows na África do Sul, e embarcou em dois passeios pela Europa e Brasil. Já em 98 o Yothu Yindi grava seu quinto álbum BLOOD que foi um polido uma seleção de músicas antigas e novas. O álbum contou com dramáticas novas gravações de anteriores visitas australianas da banda, além de novas músicas e canções tradicionais yolngu do clã Gumatj realizados por tribal mais velho e líder cerimonial Galarrwuy Yunupingu.





Resultado de imagem para yothu yindi garma  Em 2000 o sexto álbum GARMA foi gravado em Sydney e na Yothu Development Studio nas margens do Melville Bay no nordeste Arnhem Land.  Yothu Yindi teve um ano movimentado em 2000, com apresentações no fechamento da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em 2000 Sydney e a cerimônia de abertura para os Jogos Paraolímpicos.






      Em março de 2003, Yothu Yindi dividiu o palco com INXS, Jimmy Barnes eKilling Heidi na paragem de Sydney sobre a Harley-Davidson 100º aniversário.Também no início de 2003 Yothu Yindi espalhou uma mensagem de respeito cultura através das escolas do Território do Norte. O cantor e guitarrista Mandawuy Yunupingu, tradicionalmente treinados Yidaki (didjeridoo) jogadores Gapanbulu Yunupingu, Nicky Yunupingu e baixista Stuart Kellaway viajou através do território usando canções, histórias e discussões abertas para inspirar e incentivar alguns dos jovens mais vulneráveis ​​da Austrália de frequentar a escola e se manter saudável.



 Em 2013 uma notícia triste para comunidade aborigine, Mandawuy Yunupingu, vocalista da banda de rock australiana Yothu Yindi, morreu aos 56 anos de idade, depois de lutar contra uma doença renal.
Foto de 4 de dezembro de 2005 mostra o músico australiano Mandawuy Yunupingu, líder do grupo Yothu Yindi (Foto: Torsten Blackwood/AFP)

 


Integrantes:
Mandawuy Yunupingu
Stuart Kellaway
Nicky Yunupingu
Gapanbulu Yunupingu
Ben Hakalitz
Cal Williams

(1988) Homeland Movement
(1991) Tribal Voice
(1993) Freedom
(1996) Birrkuda
(1998) One Blood
(2000) Garma

 http://www.yothuyindi.com/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário