27 de jun. de 2013

Hoodoo Gurus




  A muito tempo queria postar algo sobre o Hoodoo Gurus, uma das bandas mais lendárias da Austrália, se tornou muito popular entre os surfistas de vários países durante as décadas de 80 e 90. Em 2012 a banda completou 30 anos desde o lançamento do seu primeiro single "Leilani"




 
A banda formou-se em janeiro de 1981, em Sydney com o nome de Le Hoodoo Gurus era composto por Dave Faulkner (vocalista, compositor e guitarrista), Kimble Rendall (ex-XL-Capris), guitarrista e vocalista Roddy Radalj (ex-Invaders, Scientists, Rockets) e pelo baterista James Baker (ex-Victims, Scientists).






   A origem do Hoodoo Gurus começou inspirado no movimento punk que rolava na cidade de Perth. Dave Faulkner já tinha tocado na banda The Victims and Scientists que acabou, aí ele ficou um tempo nos Estados Unidos. Eles gravaram uma música chamada “Let’s all, Turn on”, que cita todos os conjuntos que os influenciaram até acabar se tornando um dos seus primeiros clássicos, pouco antes do lançamento deste single, Rendall resolveu abandonar a banda, para se concentrar em sua carreira no cinema. Foi quando resolveram tirar o “Le” do nome da banda deixando apenas "Hoodoo Gurus". Sobrou uma vaga, chamaram então o baixista Clyde Bramley. O outro guitarrista Roddy, já insatisfeito sai boladão do grupo para um novo grupo chamado The Johnnys. Em conseqüência, Brad Shepherd foi convidado para assumir a guitarra. A troca foi decisava para a carreira da banda, já que este grande guitarrista colaborou e muito para "moldar" o som dos Hoodoo Gurus.
   


  Com esta nova formação, o Hoodo Gurus lança o seu primeiro álbum, Stoneage Romeos, em março de 1984. Este álbum é considerado hoje em dia um dos melhores trabalhos já lançados por bandas de rock na Austrália.

  Apesar das coisas estarem indo bem novamente com o Hoodoo Gurus, a banda sofre outra baixa. O baterista James Baker estava meio deslocado na banda e resolveu se concentrar em outras bandas como Beasts of Bourbon e Dubrovnicks. Assim, o conjunto passa por uma nova restruturação. Assim, Mark Kingsmill (ex-Hellcats, Other Side, Hitmen e New Christs) é escolhido para assumir o posto.


   Depois disso o Hoodoos Gurus lança seu segundo trabalho, Mars Needs Guitars, chegou ao 3º lugar nas paradas australianas em setembro de 1985. Depois do lançamento, a banda partiu para os EUA para uma pequena turnê. Chegando lá, eles tiveram a boa notícia de que os dois primeiros álbuns haviam atingido o topo das paradas das famosas College Rádios. Aproveitando a boa fase partiram para a Europa.


  O terceiro e bom álbum Blow Your Cool! (1987), que foi um trabalho extremamente energético e com poderosas melodias da pop music. Diante de tantas coisas boas, o material vendeu mais de 70.000 mil cópias logo após os seu lançamento.

  Infelizmente em março de 1988, a banda sofre uma grande perda, Bramley também deixou a banda. Para seu lugar foi sugerido Rick Grossman (ex-Bleeding Hearts, Matt Finish, Divinyls). No entanto, as coisas voltaram a caminhar e o mesmo ano, o Hoodoo Gurus assinou um contrato com a RCA, onde foi lançado o single “The Generation Gap”, ”Jungle Bells”.

  Em seguida é lançado Magnum Cum Louder, que alcançou, em julho de 1988, o 4º lugar nas paradas de sucesso australiana. Curiosamente, apesar da boa aparição nas paradas, o álbum acabou não vendendo muito bem.




  O Hoodoo Gurus só viria lançar algo novo, dois anos depois. Lançado em maio de 1991. Kink acabou se tornando um de seus melhores álbuns da banda. Dele, rendeu não só 4 excelentes singles, como uma turnê mundial de sucesso.





  Em agosto de 1992, chega ao mercado duas coletâneas do Hoodoo Gurus. Eletric Soup (que reunia os maiores sucessos da carreira) Gorilla Biscuits (que trazia os famosos B-sides e raridades da banda). A primeira compilação de hits acabou sendo um grande sucesso. Afinal, chegou a vender a incrível marca de 140.000 mil cópias, sendo, inclusive, lançado no Brasil.



  A banda gravou em Los Angeles, Crank, lançado em março de 1994, o disco chamou a atenção por trazer excelentes pegadas do mais puro rock n' roll. Resultado, ele chegou ao 2º lugar nas paradas de sucesso na Austrália.
 Crank rendeu o lançamento de 3 singles em 1994: “You Open My Eyes” (janeiro), “Less Than a Feeling” (abril) e “Nobody” (junho). A turnê mundial foi extensa e o Hodoo Gurus passou pelos EUA, Canadá e Europa, mas, também, desembarcou no Brasil.
  No Brasil, o seu principal hit foi “Out that Door”,  pois era tema de abertura de um programa de surf chamado Body Club, da extinta Rádio Fluminense FM, também conhecida como “a Maldita”.

  Em 1995, O Hoodoo Gurus participou na faixa “Turn Up Your Radio”, do novo álbum da banda The Master’s Apprentices, que contava com Jim Keays no posto de frontman. No ano seguinte, a banda assinou com a Mushroom Records, uima gravadora 100% australiana.

  Através da nova gravadora, o Hoodoo Gurus, lançou o ótimo Blue Cave, em junho de 1996. Para a turnê australiana, a banda contou com as bandas The Posies (EUA) e Drop City (Austrália). Em um destes shows, o integrante kingsmill teve um sério acidente de palco, ocasião em que ele fraturou o tendão e vários nervos em seu braço. A banda teve que convidar as pressas um novo baterista para substituí-lo até o final da turnê.

  Para a surpresa dos fãs, em janeiro de 1997, Dave Faulkner anunciou que o Hodoo Gurus encerraria as suas atividades no final daquele ano. Dois meses depois, a banda fez uma rápida turnê pelo Brasil, onde se apresentou para uma incrível platéia de 40 mil pessoas.

  Depois dos shows, eles retornaram para a Austrália para encerrar a turnê e também lançar uma coletânea dupla chamada Armchair Gurus/Electric Gurus, que contém 34 faixas, sendo 5 totalmente inéditas.

  Assim, após 16 anos de estrada e milhares de álbuns vendidos em todo o planeta, a banda encerrou suas atividades. Como Faulkner estava doente, o último show acabou acontecendo no ia 11 de janeiro de 1998, na cidade de Melbourne.
  


  Com o fim do Hoodoo Gurus, Faulkner montou uma nova banda chamada “Antenna”, com Kim Salmon, Stuart McCarthy e Justin Frew. O grupo entrou em estúdio para gravar um álbum entre os meses de abril e agosto de 1998. O lançamento do disco coincidiu com o 25º aniversário da Century/Mushroom.


  Nesta mesma época, a Mushroom Records lançou um álbum ao vivo da banda Hoodoo Gurus, Bite The Bullet, contendo as apresentações da turnê de despedida do conjunto, realizadas entre os meses de outubro de 1997 e janeiro de 1998.
  Em 1999, Brad Shepherd retornou à cena musical, através de uma nova banda chamada The Monarchs, que contava também com o guitarrista e tecladista Greg Hitchcock (ex-Verys, You Am I), o baixista Andy Kelly e o baterista Murray Shepherd (ex-Screaming Tribesmen).
O grupo chegou a gravar apenas um EP, que foi financiado por eles mesmos em agosto de 1999. O material foi lançado em 2000 e não obteve grandes resultados. No mesmo ano, chega ao mercado uma coletânea dupla do Hoodoo Gurus, Ampology, reunindo os maiores clássicos da banda desde o início da carreira, em 1981.


  Para satisfazer a saudade dos fãs, no final de 2001, em Sydney, o famoso festival australiano “Homebake” anunciou que o Hoodoo Gurus iria emcerrar o evento. A banda fez uma grande apresentação e foi muito bem recebeda pela galera, inclusive pela nova geração.

  Em 2004, os fãs recebem uma grande notícia: o Hoodoo Gurus está de volta. Atualmente, composto por Dave Faulkner (vocal e guitarra), Brad Shepherd (guitarra), Mark Kingsmill (bateria) e Rick Grossman (baixo), a banda lançou em 15 de março do mesmo ano, o excelente álbum Mach Schau, que traz de volta toda a energia destes australianos, continuando a sua história de sucesso...

  A imagem da banda cresceu quando entrou para o 2007 ARIA Hall of Fame em reconhecimento do seu sucesso no mundo do rock. A banda também é conhecida pelos seus fãs como Os Gurus.



 No ano 2010 foi lançado Purity of Essence, que parece ser a 'verdadeira' volta do grupo. O disco traz 16 faixas interessantes que trazem o frescor da música atual, mas mantém muito da essência da banda.










  Para comemorar, recentemente a banda compilou todos os seus maiores sucessos e favoritos dos fãs para um novo trabalho intitulado Golden Watch: 20 Golden Greats.
  "Nós somos o tipo de brincar com a idéia de ser veteranos e dando-nos um relógio de ouro, a idade da reforma", explica Dave Faulkner. "Eu acho que é um caso de apontar suas falhas antes que alguém faça isso por você".





 "O verdadeiro despertar para mim foi quando a banda se separou há seis anos", diz o cantor Dave Faulkner. "Eu nunca tinha questionado o que era como estar no Hoodoo Gurus, porque eu sempre fui. Após cerca de quatro anos, fizemos um show one-off no festival Homebake em Sydney. Subimos no palco e tocamos e houve aquele mesma química lá -... uma entidade mais poderosa do que apenas nós quatro no palco, uma identidade compartilhada que era maior do que todos nós O time campeão contra o time de campeões Nenhum de nós são os maiores músicos do planeta individualmente É apenas quando estamos juntos, nós adicionamos algo uns aos outros e harmonizar em certos aspectos ".




 

  Dave Faulkner diz que ele continua eternamente grato que, três décadas depois, a música das Hoodoo Gurus ainda se mantém como ressonância com o público australiano. "Estou muito grato que nós temos acabar com isso por tanto tempo", diz ele com uma risada. "Obviamente, estou orgulhoso das canções e, como escritor, eu estou tão encantado que estive adotado pelas pessoas como parte de suas vidas. Elas não são realmente minhas canções mais, elas são de todos os outros. Eu só joguei uma parte no início de criá-los. "


Stoneage Romeos
1. (Let's All) Turn On
2. I Want You Back
3. Arthur
4. Death Ship
5. Dig It Up
6. My Girl
7. Zanzibar
8. Leilani
9. Tojo
10. In The Echo Chamber
11. I Was A Kamikaze Pilot

Mars Needs Guitars!
1. Bittersweet
2. Poison Pen
3. In The Wild
4. Death Defying
5. Like Wow-Wipeout
6. Hayride To Hell
7. Show Some Emotion
8. The Other Side Of Paradise
9. Mars Needs Guitars!
10. She

Blow Your Cool!
1. Out That Door
2. What's My Scene
3. Good Times
4. I Was The One
5. Hell For Leather
6. Where Nowhere Is
7. Middle Of The Land
8. Come On
9. Heart Of Darkness
10. My Caravan
11. On My Street
12. Party Machine

Magnum Cum Louder
1. Come Anytime
2. Another World
3. Axegrinder
4. Shadow Me
5. Glamourpuss
6. Hallucination
7. All The Way
8. Baby Can Dance (Pts. II-IV)
9. I Don't Know Anything
10. Where's That Hit?
11. Death In The Afternoon

Kinky
1. Head In The Sand
2. A Place In The Sun
3. Castles In The Air
4. Something's Coming
5. Miss Freelove '69
6. 1000 Miles Away
7. Desiree
8. I Don't Mind
9. Brainscan
Crank
1. The Right Time
2. Crossed Wires
3. Quo Vadis
4. Nobody
5. Form A Circle
6. Fading Slow
7. Gospel Train
8. Less Than A Feeling
9. You Open My Eyes
10. Hypocrite Blues
11. I See You
12. Judgement Day
13. The Mountain

In Blue Cave
1. Big Deal
2. Down On Me
3. Mine
4. Waking Up Tired
5. Please Yourself
6. If Only...
7. Mind The Spider
8. Why?
9. All I Know
10. Get High
11. Always Something
12. Son-Of-A-Gun
13. Night Must Fall

Mach Schau
1. Chop
2. Sour Grapes
3. Nothing's Changing My Life
4. #17
5. Domino
6. When You Get To California
7. This One Is For The Ladies
8. Girls On Top
9. Dead Sea
10. Isolation
11. The Mighty Have Fallen
12. The Good Son
13. Penelope's Lullaby

Purity Of Essence
1. Crackin' Up
2. A Few Home Truths
3. Are You Sleeping?
4. Burnt Orange
5. I Hope You're Happy
6. Ashamed of Me
7. What's in It for Me?
8. Over Nothing
9. You've Got Another Thing Coming
10. Only in America
11. Somebody, Take Me Home
12. Let Me In
13. Evening Shade
14. Why So Sad?
15. 1968
16. The Stars Look Down


http://www.hoodoogurus.net/



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário