9 de jan. de 2014

Stand Up Paddle

   Stand up paddle ou na língua havaiana, Hoe He'e nalu, é um esporte que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo, sendo ele de origem havaiana.






  O esporte é uma forma antiga de surfe, e ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surf administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade. Existem vestígios de uma embarcação peruana chamada "Caballitos" ou "Caballitos de Totora" que podem também possuir a detenção da origem do esporte.

 
 
 
 
 

  O Stand Up Paddle ou simplesmente SUP começou a ser praticado no Havai no início do Séc. XX, quando alguns nativos usavam as grandes pranchas de madeira para se locomover pelas ilhas havaianas carregando mantimentos e objetos com auxílio de um remo.  Existem outros relatos de que alguns nativos também já praticavam o SUP, com o objetivo de manter a forma e melhorar alguns atributos físicos. O Stand Up começou a tomar forma pelas mãos de lendas como Duke Kahanamoku. Com a evolução do esporte ao longo dos anos, as pranchas foram ficando mais leves e adaptadas para se praticar o Paddle Surf. Apesar de ser uma das modalidades do Surf mais antigas do mundo, o Stand Up Paddle teve seu ''renascimento'' no início deste século, quando os havaianos Laird Hamilton e Dave Kalama passaram a praticar e divulgar o esporte. No Brasil é um esporte em plena ascensão, conquistando inúmeros adeptos desde 2005. Na cidade do Rio de Janeiro o número de praticantes também não para de crescer. Uma das grandes vantagens dessa modalidade esportiva é sua grande versatilidade. O SUP pode ser praticado em qualquer lagoa ou praia, realizar passeios, travessias ou surfar.



 


 
  Com o stand up paddle você pode estar em pé sobre a prancha, e utilizar uma pá semelhante aos utilizados em um caiaque ou canoa. No entanto, remar sem cair pode ser uma grande aventura. O Supsurf ou stand up paddle, está sendo praticado em águas rasas de baías, lagos, rios, e as lagoas. Outros estão nas ondulações do mar.






 
  É um bom esporte para trabalhar força, equilíbrio, abdominal, os braços e a mente. Atletas de surf de pranchinha, do longboard, de tow-in e até mesmo de outros esportes como o triathlon se utilizam do pranchão a remo para melhorar o preparo físico e relaxar a mente.




 
  As pranchas para a prática do Stand Up Paddle não são das mais baratas. Os preços podem variar de R$ 2.500 a R$ 4.500, dependendo do tamanho e qualidade do material.






  Fica aqui uma boa dica para este verão, se estiver afim de investir acreditamos que valerá a tentativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário