9 de out. de 2017

Pennywise


Resultado de imagem para pennywise band

Pennywise a banda de punk rock californiano/hardcore norte-americana formada em 1988. Teve seu nome inspirado na criatura do livro de horror de Stephen King, It.

A banda foi formada em 1988 nas garagens de Hermosa Beach, uma pequena comunidade ao Sul de Los Angeles. Hermosa Beach é a terra natal de bandas clássicas do Hardcore Mundial como Black Flag, Circle Jerks e os Descendents. Jim Lindberg (vocal), Fletcher Dragge (guitarra), Byron McMackin (bateria) e Jason Thirsk (baixo) estudavam no mesmo colégio onde foram se envolvendo com o punk rock e o surf. Jason tocava em uma banda de hardcore local chamada PMA, enquanto os outros membros já haviam tocado em varias bandas antes da banda se formar. Em 1989, a banda lançou um EP de cinco músicas chamada "Word from the Wise" pela gravadora Theologian Records. Com isso, a banda começou a ficar conhecida no cenário hardcore. Um Dj de faculdade local, deu o EP para Brett Gurewitz (ex-Bad Religion) dono da Epitaph Records que é famosa por lançar banda de Punk/Hardcore, e assinou contrato com o grupo em 1990.

   
Em 1991 eles lançaram o álbum Pennywise que transformou-se num hit boca-a-boca no underground Punk, surf e na comunidade de Snowboard, e o grupo então fez sua primeira turnê nacional. Fizeram parte de vários vídeos de surf, skate e snowboarding e assim, sua música chegou as pessoas que assistiam a esses vídeos e também pelo publico punk. Depois de seis meses que o álbum foi lançado, Jim deixa o grupo devido à sua frustração com a banda e Jason passou a cantar. Em quanto estava fora da banda, Jim casou-se, mas decidiu voltar a banda em 1992 e nessa época, o Pennywise estava trabalhando no seu segundo álbum, Unknown Road de 1993. Com a constante turne e aparições em vídeos de snowboarding e surf, o álbum vendeu cerca de 200 mil copias. Depois que eles gravaram seu terceiro álbum em 1995, Pennywise recebeu varias propostas de grandes gravadoras, que esperavam que a banda seguisse o sucesso de vendas com álbuns de platina como as bandas: Green Day e the Offspring, mas a banda preferiu ficar no selo independente Epitaph onde estão até hoje.




No verão de 1995, lançaram About Time. A banda sempre tentado achar soluções, se inspirando nos problemas sociais e passando suas mensagens para seus fãs. About Time se tornou um hit independente, e seus shows se tornaram muito popular.




Em quanto a banda se preparava para gravar seu quarto álbum no verão de 1996, Jason Thirsk deixou a banda para tentar controlar seu problema de alcoolismo. Randy Bradbury (antigo amigo da banda e que já havia trabalhado com a banda, gravando várias faixas do álbum Unknown Road) entrou no lugar de Jason, preenchendo a vaga de baixista do Pennywise, e depois que Jason conseguisse curar seu problema de alcoolismo, Randy iria passar a tocar guitarra junto com Flecher. Mas infelizmente, Thirsk não conseguiu se curar dos problemas de álcool e depressão. E no dia 29 de julho de 1996, Jason comete suicídio após beber. Os membros do Pennywise que ficaram chocados com a morte do amigo, baixista e fundador da banda. Ele que era o responsável pela maioria das letra, acabou tendo uma morte trágica. Os membros que estavam ainda muito mal pela perda do amigo, deram a volta por cima e procuravam respostas em sua música e com isso, em abril de 1997 lançaram o álbum Full Circle, agora com o baixista Randy Bradbury como baixista permanente. A resposta veio através dos fãs que receberam o muito bem e Full Circle acabou sendo o álbum mais vendido deles.

Depois de um ano em turnê do álbum Full Circle, a banda volta ao estúdio para começar a trabalhar no seu quinto álbum, Straight Ahead. A banda tem como idéia, criar um álbum que agrade tanto os fãs antigos mas também conquistar novos fãs lançando um material diferente. De novo a banda se inspira nos problemas sociais. A música "My Own Country" fala sobre o desejo individual das pessoas, da autonomia e separação de um governo mais interessado em um escândalo. A banda se inspira em coragem e determinação para criar um mundo melhor na música "Might Be A Dream" e também na música "Still Can Be Great" enquanto que em "Victim of Reality" e "Can't Believe It" fala dos problemas dentro da cultura, das comunidades, e do mundo. O resultado de quase 5 meses de trabalho constante, foi Straight Ahead onde a banda se inspirou em polemicos e diversos assuntos.  
Após mais de uma década os membros do Pennywise tem permanecido fiel às suas idéias e inspirações. Apesar de a banda fazer um som menos agressivo, porém mais maduro, e suas letras continuam fiel ao Punk de Hermosa Beach. E um dos seus primeiros propósitos é de passar suas idéias aos fãs, para toda uma geração, para tentar achar soluções para um mundo melhor. Na última música do álbum Straight Ahead, "Badge of Pride", o vocalista Jim Lindberg fala sobre os meios para permanecer verdadeiros para esses ideais - "I'll believe what I wanna believe / true to myself that's how it's gotta be".

No final de 2000, o Pennywise finalmente lança um álbum ao vivo chamado "Live at The Key Club" contendo músicas de todos os álbuns, e mostrando como é a energia do show dos cara!





Depois são lançados Land of the free? 2001, influenciado pelos protestos de grupos antiglobalização e eleições estado-unidenses, e From the Ashes 2003. Este foi marcado pelo falecimento inesperado do pai de Fletcher, que afetou o guitarrista e a rotina do grupo.





Home Movies foi relançado em DVD em 2004, até então o único álbum de vídeo da banda. Lançado originalmente em 1995, estava fora de circulação desde 1997.

O oitavo álbum da banda foi lançado em meados de 2005, The Fuse. A turnê australiana foi cancelada, gerando rumores sobre o término do grupo, que Lindberg negou. No mesmo ano, foram lançadas versões dos quatro primeiros álbuns remasterizadas digitalmente. 





Em 2007 eles confirmam 3 show no Brasil! Agora sendo a atração principal!
A banda retornou ao estúdio em 2007 para trabalhar no nono álbum, Reason to Believe, lançado em março de 2008. Em agosto de 2009, Jim Lindberg anuncia sua saída dos vocais do Pennywise, depois de 19 anos como Frontman da banda. Para seu lugar eles anunciaram Zoli Teglas, vocal da banda de Hardcore/Punk Rock de Orange Country, California, Ignite.




Em Abril 2012, após um período de quatro anos, é lançando o álbum All or Nothing, o primeiro com a atual formação de grupo.
No dia 29 de outubro de 2012, três anos após a sua saída, a banda anunciou a volta de Jim Lindberg aos vocais. Lindberg havia deixado o Pennywise em meados de 2009, após mais de 20 anos à frente do grupo, com a intenção de se dedicar a outros projetos. Neste meio tempo, o posto de vocalista foi preenchido por Zoli Téglás.

No começo de 2012, no entanto, Téglás se machucou em um show na Alemanha, teve de ser operado e forçou a banda a cancelar diversas datas. Além disso, segundo o guitarrista Fletcher Dragge, Zoli Téglás já não estava mais querendo continuar no Pennywise, tendo inclusive ligado para Lindberg, pedindo para que ele reassumisse o cargo.

Em 2014 a banda lança Yesterdays com um valor nostalgico do Pennywise.






Site Oficial : https://pennywisdom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário