15 de jul. de 2013

Calibragem ideal para sua bike




  Afinal de contas você sabe calibrar o pneu da sua bike?
  Na hora de andar com a sua bike você passa no posto de gasolina chega no calibrador mas não sabe o que fazer direito, nem tão pouco o valor que se deve colocar no calibrador.
 
Nenhum  motoristas gsota de ver que um pneu de bicicleta suporta 80 libras enquanto o carro dele suporta apenas 30. Essa dúvida é muito comum também entre os próprios ciclistas, principalmente os iniciantes.
  Não se pode confundir a pressão nos pneus com a quantidade de ar dentro dos pneus. Pressão é apenas a força normal exercida por unidade de área. Quando colocamos 80 libras em um pneu de bicicleta temos que lembrar que eles são bem mais flexíveis e não precisam sofrer grandes deformações, pois a distância entre o chão e o aro é pequena. Já os pneus de carro são feitos de um material muito mais rígido e possuem muito mais espaço para deformações.

  A pressão recomendada vem especificada na lateral dos pneus, variando entre um limite inferior (para se evitar furos) e um limite superior (para evitar que o pneu estoure), mais ou menos da seguinte forma.


“recommended pressure: 35-65 P.S.I.” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”
  A unidade mais usada para medir a pressão é a libra-força por polegada quadrada (Lbf/pol2), ou em inglês, pound square inch (o famoso P.S.I.). Muitas pessoas costumam falar apenas libras, devido a complexidade do nome completo, mas é importante lembrar que é errado, pois libras na verdade é uma unidade de massa, assim como quilograma.
  Alguns compresores indicam também outra unidade, o BAR, que equivale a 14,5 libras por polegada quadrada. Tome bastante cuidado para não confundir na hora de calibrar o pneu da sua bike.
  A quantidade de pressão que se deve colocar no pneu varia. Quanto menos pressão usamos, menos rígido fica o pneu, proporcionando uma maior aderência ao solo, ideal para terrenos esburacados, escorregadios , com pedras e outros obstáculos.
  Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu, diminuindo o atrito com o solo, o que é ideal para terrenos de grande velocidade.
  Uma calibragem ideal na bike para diversos tipos de terrenos fica entre a P.S.I. de 40 e 45.
Até a próxima.

Um comentário:

  1. iiiiih, andava de bike com os pneus arriados de bater com os aros no chão, kkkkkk.

    ResponderExcluir