Surf de Rio
O Surf de rio é com certeza uma forma interessante de se praticar o surf, originalmente o surf no mar utiliza a propagação das ondas em direção a costa, na onda o deslocamento projeta o surfista para frente.
No surf de rio acontence algo diferente pois a onda é estatica, este efeito acontece por exemplo em Munique, Alemanha. O Rio Isar, um dos afluentes do grande Danúbio, que corta a cidade, o rio é largo e raso. A água num tom verde musgo. O Isar divide-se em corredeiras artificiais que cortam todo o Englischer Garten. Uma delas é o Eisbach, que significa córrego gelado em português.
O córrego Eisbach passa por baixo da cidade de Munique e através da ponte Himmelreich surge com sua forte correnteza. Suas águas geladas batem contra uma rampa de pedras e formam uma onda algo em torno de um metro.
Mas não é só na Alemanha que a galera pega suas ondinhas, este evento ocorre também no Rio Saint Laurent em Montreal, Canadá. Os surfistas encaram temperatura próximo de 0 grau pelo simples prazer de deslizar nas águas geladas de um rio em Montreal.
No Brasil também tem uma galera pegando onda no Rio Doce, Gov Valadares, isso mesmo em Minas Gerais. Os mineiros deixam de lado o pão de queijo para surfar.
Bem, provavelmente esses caras são os verdadeiros surfistas do rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário