PEARL JAM
Pearl Jam é uma banda de rock alternativa grunge, formada em Seatte 1990, sua formação original tem Eddie Vedder nos vocais, Jeff Ament baixo, Stone Gossard guitarra, Mike McCready guitarra solo e Matt Cameron bateria.
O interessante é justamente o nome da banda, Eddie Vedder tinha uma vó que se chamava Pearl, e fazia geléia, por isso pearl jam.
Formada após a dissolução da Mother Love Bone, banda anterior de Ament e Gossard, o Pearl Jam arrebentou logo no seu primeiro álbum, TEN. Uma das bandas do movimento grunge surgiu no cenário quase na mesmo época de Nirvana, Soundgarden e Alice In Chains, mas foi criticado em seu início, como um grupo com propósitos somente comerciais. Mas ao longo da carreira, seus membros se tornaram notados pela sua recusa por aderir as práticas da indústria musical, além de se recusarem a fazer videoclipes. Desde o início a banda já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo.
Stone Gossard e Jeff Ament eram membros da Green River uma das bandas de grunge dos anos 80. Com essa banda, eles gravaram e se apresentaram até atingirem um sucesso moderado, mas a banda foi terminou em 87, em razão de conflitos entre os dois e os demais integrantes da banda. Gossard e Ament, então, começaram a tocar com Andrew Wood e criaram a banda Mother Love Bone. Em 1988 e 1989, a banda gravou algumas músicas e fez alguns shows, atraindo algum interesse; em 1989, eles fecharam com a PolyGram e lançaram Apple em julho de 1990, quatro meses após Wood ter morrido, vítima de uma overdose.
Abalados com a morte de Wood, Gossard e Ament encerraram o Mother Love Bone. Depois de alguns meses Ament começou a fazer um som com o amigo guitarrista Mike McCready, que por sua vez, encorajou Gossard a se juntar com Ament. Após um tempo, o trio lançou uma fita demo e passaram a buscar um vocalista e um baterista. Eles deram esta fita à Jack Irons, ex-baterista do Red Hot Chili Peppers, para ver se ele estaria afim de juntar-se a banda, além de ajudar a encontrar um vocalista.
Irons rejeitou o convite, mas enviou o demo a um amigo seu de San Diego chamado Eddie Vedder.
Vedder era o vocalista de uma banda local chamada Bad Radio,
trabalhava como segurança durante o dia. Ele ouvia a fita antes de ir surfar. Ele, então, gravou os vocais de três das cinco músicas ("Alive", "Once" e "Footsteps").
Vedder enviou a fita com seus vocais para os três músicos em Seattle;
eles ficaram tão impressionados que fizeram Vedder voar para Seattle
para uma audição. Em uma semana, Vedder havia se juntado à banda.
No meio de 1990, Chris Cornell apresentou à Gossard e Ament duas músicas que ele havia escrito em tributo à Andrew Wood, Ament descreveu a colaboração como "uma coisa muito boa à época" para
ele e Gossard, que colocou-os numa "situação onde eles podiam tocar e
fazer música". A formação desse conjunto foi completada com a adição de Matt Cameron, baterista do Soundgarden, Mike McCready guitarra solo e Eddie Vedder de vocalista.
O Pearl Jam entrou no estúdio london Bridge em março de 1991, para a gravação do seu primeiro álbum Ten. Lançado em 27 de agosto de 1991, Ten — homenagem ao número da camisa de Mookie Baylock. Entre seus destaques temos as músicas "Alive", "Oceans", "Black",
"Release", "Once", " Why Go", "Jeremy", "Porch" e "Even Flow" que tratavam de assuntos obscuros, como depressão, suicídio, solidão e assassinato. O álbum
foi um grande sucesso, dando alta projeção à banda.
Lançado em 19 de outubro de 1993, o segundo álbum do Pearl Jam, Vs., vendeu 950.378 cópias em apenas uma semana. Isso definiu o recorde de mais cópias vendidas de um álbum em sua primeira semana de lançamento. Vs. contou com os singles "Go", "Daughter", "Animals" e "Dissident". A banda decidiu reduzir as entrevistas e aparições televisivas. Durante a turnê de Vs., a banda definiu um limite nos preços dos ingressos, como forma de tentar evitar os cambistas.
O Pearl Jam voltou ao estúdio no começo de 1993, com o desafio de seguir o sucesso comercial de seu primeiro álbum. McCready disse que "A banda havia explodido bem alto e tudo estava bem louco."
O Pearl Jam voltou ao estúdio no começo de 1993, com o desafio de seguir o sucesso comercial de seu primeiro álbum. McCready disse que "A banda havia explodido bem alto e tudo estava bem louco."
Em 1994, o Pearl Jam lança seu terceiro trabalho, Vitalogy, que foi escrita e gravada durante pausas na turnê de Vs., o clima da banda não andava legal. Após o término das gravações de Vitalogy, o baterista da época Dave Abbruzzese foi demitido. A banda citou diferenças políticas entre Abbruzesse e os demais membros. Ele foi substituído por Jack Irons, o ex-baterista do Red Hot Chili Peppers que havia dado a primeira fita demo do grupo à Eddie Vedder. A estreia de Irons foi no Bridge School Benefit, evento de Neil Young, em 1994, mas ele não foi oficialmente anunciado como novo baterista da banda até 1995.
Vitalogy foi lançado em 22 de novembro de 1994, o CD se tornou o segundo álbum vendido mais rapidamente da história, mais de 877.000 unidades vendidas em sua primeira semana. As músicas, "Not for You", "Immortality", "Better Man" e "Corduroy" se destacam neste álbum.
A banda voltou ao estúdio para gravar o álbum novo, No Code, lançado em 27 de agosto de 1996, as letras do álbum tratam de temas como auto-examinação, onde saíram os singles "Who You Are", "Hail Hail e "Off He Goes".
A banda voltou ao
estúdio em 1997 para gravar o álbum seguinte. Em 3 de janeiro de 1998 o Pearl Jam lançou seu quinto álbum, Yield. Do álbum foram extraídos dois singles: "Given to Fly" e "Wishlist". A banda contratou o desenhista de Hqs Todd Mcfarlane para criar um videoclipe animado para "Do the Evolution", o primeiro videoclipe da banda desde 1992. No mesmo ano, foi lançado um documentário detalhando o making of de Yield, intitulado Single Video Theory, lançado como VHS e DVD.
A turnê de verão de 1998 foi um sucesso e após seu término, a banda lançou Live on two Legs, um álbum ao vivo com performances selecionadas da turnê.
Em 1998, o Pearl Jam gravou "Last Kiss", uma versão cover da balada dos anos 60 de Wayne Cohran. Ela foi gravada durante uma passagem de som e lançada, naquele ano, no single de Natal especial do fã-clube
da banda. No ano seguinte, essa versão foi colocada em grande rotação
através do país e, devido à demanda popular, foi lançado ao público como
single em 1999, com todos os lucros sendo destinados aos refugiados da Guerra do Kosovo.
Após uma pausa, em 16 de maio de 2000, a banda
lançou seu sexto álbum de estúdio,Binaural, o primeiro com Matt Cameron na bateria. O álbum contém letras mais sombrias do que Yield,
onde saíram os singles "Nothing as It Seems" e "Light Years". O álbum vendeu pouco mais de 700 mil cópias,
se tornando o primeiro álbum de estúdio do grupo a não atingir a
certificação de platina.
A turnê europeia de 2000 terminou de forma trágica, com um acidente no Festival de Roskilde,
na Dinamarca. Nove fãs foram pisoteados e sufocados até a morte na
plateia. Após numerosos pedidos dos oficiais do Festival para que a
banda parasse de tocar, eles pararam e tentaram fazer a multidão se
afastar, mas já era tarde demais. Depois do ocorrido os membros pensaram em se aposentar. A banda foi, inicialmente, considerada culpada pelo incidente,
embora algum tempo depois, tenha se livrado da responsabilidade.
Vedder e McCready se juntaram à Neil Young para tocarem "Long Road", do EP Merkin Ball, no concerto beneficente America: A Tribute to Heroes, em 21 de setembro de 2001, que levantou fundos para as vítimas do atentado e suas famílias, após os ataques de 11 de setembro de 2001.
A banda começou a trabalhar em um novo álbum após uma longa pausa de um ano, Riot Act, o sétimo álbum da banda, foi lançado em 12 de novembro de 2002, incluindo os músicas como "I Am Mine" e "Save You".
Em 2003, a banda começou a excursionar em suporte à Riot Act,
que incluiu turnês na Austrália e na América do Norte. Em junho daquele ano, o Pearl Jam anunciou que estava deixando
oficialmente a Epic Records, em razão do término do contrato da banda
com a gravadora, a banda fez seu primeiro lançamento sem uma gravadora, foi "Man of the Hour", em parceria com o site de vendas Amazon.com.
Em novembro, a banda lançou Lost Dogs, uma coletânea de dois discos contendo raridades, b-sides e Live at the Garden, um DVD contendo o show da banda no Madison Square Garden em 8 de julho de 2003, ambos através da Epic Records.
Live at Benaroya Hall, outro álbum ao vivo, foi lançado em 2004, após um acordo de somente um álbum com a BMG. 2004 marcou, também, a primeira vez em que o Pearl Jam autorizou o uso de uma canção para uso em um show televisivo: uma parte de "Yellow Ledbetter" foi usada no episódio final de Friends.
No mesmo ano, a Epic lançou Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003, uma coletânea com os maiores sucessos da banda, de 1991 a 2003. Esse lançamento marcou o fim do acordo contratual do Pearl Jam com a Epic Records.
Em 2005, a banda tocou na Easy Street Records, uma loja independente
de discos em Seattle; a gravação desse show foi compilada e
disponibilizada no álbum Live at Easy Street, lançado em junho de
2006, somente em lojas de discos independentes. O Pearl Jam também fez um show beneficente para levantar fundos para as vítimas do furacão Katrina, em 5 de outubro de 2005, na House of Blues em Chicago. Em 22 de novembro de 2005, a banda iniciou sua primeira turnê latino-americana.
O Pearl Jam havia assinado com J Records que, assim como a Epic, é parte da Sony Music Entertainment( conhecida como Sony BMG). O oitavo álbum de estúdio da banda, Pearl Jam, foi lançado em 2 de maio de 2006. Causas político-sociais norte-americanas têm seu lugar no álbum: "World Wide Suicide", uma música que critica a Guerra do Iraque, foi lançada como single. De Pearl Jam também saíram os singles "Life Wasted" e "Gone".
O Pearl Jam começou a trabalhar no novo álbum no começo de 2008. Em 2009, O nono álbum de estúdio de banda, Backspacer, foi lançado em 20 de setembro de 2009. "The Fixer" foi escolhido como primeiro single do álbum, além de "Got Some"
Em 17 de janeiro de 2011, a banda lançou Live on Ten Legs, um álbum ao vivo que reúne faixas de turnês de 2003 até 2010, funcionando como um álbum subsequente à Live on Two Legs, que consistiu de músicas gravadas durante a turnê norte-americana de 1998.
Em 8 de setembro de 2011, a banda lançou a canção "Olé".
Em 2011,20 anos depois, o grupo chega às salas de cinemas com a exibição do documentário PJ Twenty - Pearl Jam 20 Anos. Jeremy, Black e Alive. Com direção de Cameron Crowe, o longa reúne cenas raras e inéditas de uma das maiores bandas de rock dos últimos tempos, responsável pelos hits
Em 2011,20 anos depois, o grupo chega às salas de cinemas com a exibição do documentário PJ Twenty - Pearl Jam 20 Anos. Jeremy, Black e Alive. Com direção de Cameron Crowe, o longa reúne cenas raras e inéditas de uma das maiores bandas de rock dos últimos tempos, responsável pelos hits
Em 22 de abril de 2011, o Pearl Jam foi nomeado "Defensor do Planeta
em 2011" pelo Rock The Earth, devido ao seu ativismo em prol do
meio-ambiente e seus esforços de grande escala para diminuir suas
emissões de carbono.
Recente em Março de 2013, eles participaram do Festival Lollapalooza em São Paulo.
E todos ainda aguardam o novo trabalho do Pearl Jam sem previsão de lançamento.
Até a próxima galera.
http://pearljam.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário